top of page

Atrações Turísticas

Propriedade localizada a 5 minutos de carro do centro da cidade de Chaves, no coração do Alto Tâmega, conhecido pelas suas belíssimas paisagens, ótima gastronomia (Cozido com o fumeiro típico da região, Presunto, Folar, Pasteis de Chaves, naco de vitela, outros), termalismo, riqueza cinegética, património histórico e etnográfico singular. Esta região é também conhecida pelas feiras do fumeiro, do Folar, da “Sexta-feira 13” em Montalegre e das festas realizadas no Verão (Feira dos Povos), tornam este espaço único, atrativo e acolhedor. 
Devido à sua privilegiada localização os hóspedes poderão visitar o centro histórico da cidade de Chaves, efetuar um passeio pedonal na ciclovia nas margens do rio Tâmega e visitar as Termas de origem Romana. Se pretenderem conhecer outras localidades podem visitar a vila de Vidago (16km), a vila das Pedras Salgadas (33km), Vila de Boticas (22 km), a Vila de Montalegre (41km) e a Valpaços (29km).

CHAVES TERMAS & SPA

 

Na cidade de Chaves, junto à margem direita do Rio Tâmega, brotam águas de composição única na Península Ibérica (hipertermais – 73ºC -, bicarbonatadas, sódicas, mesomineralizadas e gasocarbónicas). Reza a história que, na época do domínio romano, as legiões, após as suas incursões bélicas, deleitavam-se nas águas ferventes da cidade de Aquae Flaviae, recuperando forças, tratando das várias maleitas que os atingiam (no corpo e na alma).

As águas quentes de Chaves têm tradição milenar na cura de afecções músculo-esqueléticas, do aparelho digestivo e respiratórias e aproveitar estas propriedades medicinais para a prevenção e a cura de afecções contemporâneas (stress, cansaço, ansiedade) está ao alcance de todos nas CHAVES TERMAS & SPA

Balneários.jpg
ciclovia_Chaves.JPG

Ciclovia das Margens do Tâmega

 

Com a requalificação urbanística e valorização ambiental da zona envolvente do Rio Tâmega na cidade de Chaves foi criada a Ciclovia nas margens do rio Tâmega, com o objectivo de devolver ao rio o seu papel estruturante na vida da urbe. 
Assim nasceram, também, vários corredores clicáveis que abraçam o rio e percorrem, ao longo das duas margens, um eixo ribeirinho de mais de 7 quilómetros, onde se pode circular com toda a segurança enquanto se aprecia a paisagem proporcionada pela beleza do Rio Tâmega.

São muitos os pontos de interesse que vai encontrar ao logo destas Ciclovias, com especial referência ao Centro Histórico de Chaves. Vai atravessar várias zonas verdes, açudes e pontes, com destaque para o Jardim Público e do Tabolado, o açude das Poldras e as pontes de Trajano e pedonal. Aprecie as Termas de Chaves, o castelo e a sua torre de menagem, os fortes, etc.

Ponte de Trajano

 

A Ponte Romana de Chaves, também referida como ponte de Trajano, localiza-se sobre o rio Tâmega, na cidade de Chaves, distrito de Vila Real, em Portugal e é o legado mais importante do império a “Aquae Flaviae”.

Foi concluída no tempo do Imperador Trajano, entre o fim do século I e o princípio do século II d.C. É uma obra notável de engenharia, com cerca de 150 metros de comprimento. Os 12 arcos visíveis são de volta perfeita e formados por enormes e robustas aduelas de granito. No entanto, há pelo menos mais seis arcos soterrados pelas construções, de um lado e do outro do rio. A meio da ponte estão implantados dois documentos epigráficos de carácter honorífico em tributo das gentes flavienses e dos dez povos que ajudaram na sua construção. Esta ponte é o mais característico ex-libris de Chaves.

20140517_3161_HDR.jpg
museu-arte-contemporanea-chaves-1024x682

Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso

 

O Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso é um museu de arte contemporânea situado na cidade de Chaves, em Portugal. Foi inaugurado em Julho de 2016, encontrando-se instalado num edifício projectado pelo arquitecto Álvaro Siza Vieira.

Nadir Afonso natural de Chaves, é um nome incontornável da pintura portuguesa do século XX. Dedicou a sua vida sob o signo do ritmo e da precisão geométrica. Os seus quadros revelam o rigor do seu toque e a simplicidade da sua alma.

bottom of page